O lúdico, enquanto metodologia pedagógica, é uma forma de ensino que busca repassar o conhecimento brincando, sem cobranças, significando e qualificando a aprendizagem. Os jogos e brincadeiras, utilizados de forma lúdica na educação infantil, favorecem o desenvolvimento físico, mental e intelectual das crianças.
A ludicidade é considerada, no meio educacional, como sendo um meio de comunicação, que por conseguinte estimula a criatividade, a expressão e a espontaneidade, enquanto exercita a imaginação e auxilia na aprendizagem. Este meio de comunicação é dominado pela criança, que o exerce em função de sua própria iniciativa.
O QUE É UM BRINQUEDO LÚDICO?
Os brinquedos lúdicos são aqueles que permitem, no decorrer da brincadeira, uma situação educativa e interativa, isto é, no momento que se está desenvolvendo o ato de brincar, também se está adquirindo aprendizado. São atividades que desenvolvem também a cooperação e que estimular a interação em grupo.
A literatura divide os brinquedos lúdicos em faixa etária, sendo:
Primeira etapa: focado nas crianças de até 2 anos de idade são atividades que trabalham estímulos sensórios-motores, onde as brincadeiras são realizadas e repetidas por puro prazer;
Segunda etapa: para as crianças entre 2 e 7 anos de idade, onde ainda não está presente o exercício mental da brincadeira, mas sim a representação do ocorrido, da criação do imaginário;
Terceira etapa: quando as crianças maiores de 7 anos de idade já buscam, e gostam, de brincadeiras com regras estabelecidas, onde importa a coletividades e a cooperação entre as crianças.
Os objetivos do lúdico podem ser elencados em diversas situações de desenvolvimento:
Possibilitar a formação do autoconhecimento na criança;
Ampliar o desenvolvimento afetivo enquanto convive socialmente com outras crianças;
Auxiliar a criança a formar conceitos, relacionar ideias, estabelecer relações lógicas e desenvolver suas habilidades sociais;
Exercitar a expressão oral e corporal da criança, atuando também nas relações de humor e de afeto.
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na educação infantil o processo de ensino é, muitas vezes, mais importante que o fim. É através de um processo bem robusto que a criança conseguirá desenvolver a sua coordenação motora, a imaginação, a socialização e consequentemente favorecer a aprendizagem.