PEDAGÓGICO: Nossas Crianças e Adolescentes, diariamente, são acompanhadas por duas pedagogas, na realização de suas atividades escolares, visando o seu desenvolvimento educacional e cognitivo. Este trabalho é desenvolvido em parceria com professores e pedagogos das Escolas e Colégios em que nossos acolhidos estão matriculados.
FONOAUDIOLOGIA: O Lar Maria possui em seu quadro funcional uma Fonoaudióloga que, semanalmente, atende as crianças e adolescentes que apresentam alguma dificuldade na sua fala, promovendo o uso da leitura e da escrita de modo a evidenciar todas as suas funções sociais.
Funcionários e Mães sociais são orientados em relação às técnicas e tratamentos adotados; auxiliando no processo de alfabetização, criando situações que ajudam a pensar sobre a linguagem utilizada pelas crianças
PSICOLOGIA: Duas Psicólogas, em período integral, atendem as crianças e adolescentes, individualmente ou em grupo, nas suas demandas, ajudando a minimizar sofrimento psíquico, superar traumas e conflitos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.
SERVIÇO SOCIAL: Em período integral, duas Assistentes sociais, fazem este atendimento qualificado às crianças, adolescentes e familiares.
Os familiares são orientados quanto às suas responsabilidades. Aos acolhidos é promovido um espaço para fortalecimento e reconstrução dos vínculos com a família de origem, com a família substituta, com os padrinhos afetivos, na comunidade e na própria instituição.
APADRINHAMENTO AFETIVO: O Lar, dispõe do Programa de Apadrinhamento Afetivo, visando oportunizar o direito da convivência afetiva e comunitária as adolescentes acima de 12 anos, através da aproximação à outras dinâmicas familiares com diferentes modelos de participação familiar e de cidadania dentro da sociedade.
Para ser padrinho ou madrinha afetiva deve passar por uma entrevista, junto a equipe técnica e avaliação psicológica, precisa que seja uma pessoa ou casal que queiram acompanhar a vida da criança ou adolescente, em que as possibilidades de retorno familiar sejam mínimas. O Apadrinhamento Afetivo não implica em nenhum vínculo jurídico.
VOLUNTARIADO: O Lar Mãe Maria, desde o início de sua fundação, contou com a ajuda de amigos voluntários.
Que dispõem de seu tempo para ajudar nossas crianças e adolescentes de alguma maneira.
Para ser voluntário no Lar Mãe Maria, é importante gostar de crianças e possuir uma atitude responsável, criativa e comprometida perante a sociedade! Ou seja, basta ter no coração a vontade de fazer o bem!
Se você sente o chamado a ser um voluntário, preencha o formulário abaixo, que retornaremos o contato.
Inscreva-se para ser voluntário: